Una Salus Victus Revisitado

segunda-feira, novembro 27, 2006

A Geoestratégia do EU

Durante, digamos, os últimos 60 anos, o mundo não conheceu uma guerra à escala global. Não conheceu as mortes em massa da 2ª guerra mundial, nem a corajosa estupidez dos assaltos às trincheiras da 1ª Guerra. Apenas conheceu as guerras civis patrocinadas por potências com receio de terminar o mundo.

A doutrina emanada por Kissinger e o seu gabiente era a MAD - Mutual Assured Destruction i.e. DESTRUIÇÃO MÚTUA GARANTIDA.

Esta doutrina esteve presente durante toda a chamada Guerra Fria, antes e depois de se chamar MAD.

O paradoxo era:”Quanto maior capacidade de nos destruirmos, menor a probabilidade de isso poder acontecer!”

E assim este mundo à beira da catástrofe, com explosivos suficientes para nos destruirmos por 6 vezes, sobreviveu!

Eu advogo forças armadas fortes, bem equipadas e em maior número do que hoje, sobretudo porque não quero que alguma vez sejam utilizadas.

Esse é o outro paradoxo: Investir muito nas Forças Armadas, para nunca as utilizar em guerra, mas sim, para construir a paz!.”

As armas nucleares, foram objecto de muitos Quatriliões (este termo existe mesmo, procurem na Wikipedia) de dólares em investigação.

E no entanto só foram utilizadas duas vezes em 1945 para acabar com uma guerra mundial. Depois disso, ficaram mais pequenas e mais mortíferas e nunca mais foram usadas, a não ser como dissuasoras.

A premissa política é “Não quero saber, a não ser quando precisar delas!”.

Ou seja não quero precisar delas, mas preciso delas se não as tiver!

Ainda não perceberam o que quero dizer com a Geoestratégia do EU?

To be Continued...