Una Salus Victus Revisitado

segunda-feira, novembro 21, 2005

O Verdadeiro Fim do Principio.

Esta expressão imortalizada por Winston Churchill num discurso depois da “Retirada de Dunquerque”, onde longe de essa derrota ser o fim, era apenas o fim do princípio.

Na verdade, sinto-me como se tivesse tido o meu “Dunquerque” , o meu “Desfiladeiro de Kasserine” , o meu “Raid a Dieppe

A minha guerra não acabou!
Mas que continua noutro plano.

Fez a semana que passou 5 anos que te conheci.
E muitas outras coisas 5 anos fizeram.

Mas creio que não chegamos aos 5 anos, pois desapareci do mapa para ti.
Perdi, retirei e esperei.
Nada aconteceu, a não ser retirar mais.

Ai percebi, que perante a tua “Fortaleza Europa” nada posso fazer.

Não sou mais do que um empecilho de uma ilha separada por um canal.

Agora estás bem com o teu império.


Mas a guerra não terminou.


Terei a minha a minha Batalha de Midway, a minha Normandia.

Mas tu não és o inimigo, nem os pobres coitados que te vão prestando vassalagem.

E certamente não te prestarei vassalagem.

Nem serei certamente, o que deixará de lutar.

Mas vou lutar pela vitória total e incondicional.

O teu Império cairá!

E eu lutarei nos céus, nos mares, nas praias, nos campos, em cada esquina e em cada casa. Nunca me renderei!

"We shall fight on the beaches. We shall fight on the landing grounds. We shall fight in the fields, and in the streets, we shall fight in the hills. We shall never surrender!"
Speech about Dunkirk given in House of Commons June 4, 1940.


O teu caminho é claro e não me inclui!

A minha guerra é justa e já não te contempla.

Mas garanto a tua perdição, não pela minha mão, mas pela natureza do teu império!

Este é o FIM...Mas apenas do Principio.

A minha guerra terminará com o meu último sopro de vida.

E será a luta da minha Vida!

Pois é pela minha Vida que estou a lutar!

"This is not the end. It is not even the beginning of the end. But it is, perhaps, the end of the beginning."
Speech given at the Lord Mayor's Luncheon, Mansion House, London, November 10, 1942.

1 Comments:

  • Como eu gostaria de ter essa força que transmites nesta mensagem... não sou nem 1/3 corajosa quanto tu és... gostava sinceramente de ter essa determinação e lucidez de lutar pela minha vida e ver os obstáculos que se nos deparam como "o verdadeiro fim do princípio"... Obrigada por partilhares estes pensamentos, um beijinho, Dolphin

    By Anonymous Anónimo, at 22 maio, 2006 19:02  

Enviar um comentário

<< Home